Sala de Aula

O Dia-a-Dia na sala de aula, experiências,descobertas, sensações.

>

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Formação de professores - Fevereiro de 2013 - Parte 02

No post anterior, falamos sobre o material dourado. Gostaria de deixar umas sugestões que foram trabalhadas no curso que fizemos, colaborando assim com out@s colegas de profissão. Condenso aqui o que vimos e lemos na apostila fornecida pela Base 10:

( aviso: as imagens postadas aqui são das anotações feitas durante o curso de formação, ou tiradas na unidade escolar na qual atuo)

ATIVIDADES COM O MATERIAL DOURADO: (clique aqui para mais uma sugestão)

1) Jogos Livres (conhecer e analisar o material)

Deixar que as crianças descubram sozinhas as relações entre as peças ( por exemplo, que uma "barrinha" é formada por 10 "cubinhos').  Depois de um tempo, mostrar as peças do material e nomear cada uma
( Fiz isso com minha turma de pré-escolar, foi muito interessante!)

2) Ditado: mostra um número ou ditar, e as crianças o representarão com as peças; incentivar comparação entre maior/menor - turmas maiores poderão registrar o caderno este ditado.

Uma sugestão de número ditado.



3) "Trenzinho" = trata-se de construir a sequência numérica até 10, isso proporciona, como já mencionado no post anterior, a visualização do "5 perceptível"(sub-base).

( Outra coisa que fiz com as crianças, utilizei quadrados de E.V.A. em várias cores, para demonstrar a permanência e a acumulação. Importante, ao chegar no 10 é necessário desenhar a "barra", já que é ela que representa a dezena no material dourado).

4) Jogo 10 não pode: geralmente jogado com dois dados - na turma de Pré-escolar, como estivesse introduzindo os numerais, jogamos a primeira vez com apenas um dado. Na segunda vez em que jogamos, praticamente todas as crianças estavam fazendo as trocas de unidades por dezenas corretamente, e mostravam gostar muito do jogo - como outras turmas com as quais trabalhei nos últimos anos.

 Para quem não quer conferir o post anterior, um resumo do jogo:

Recursos: Material dourado, 2 dados
Cada criança na sua vez joga os dados e soma os pontos obtidos, que é a quantidade de cubinhos que o jogador ganhará. Quando juntar dez cubinhos, deverá trocá-los por uma barrinha. Ganha o jogo quem chegar um total de barras combinado pelo grupo.
Dependendo a idade da turma, poderá combinar-se de chegar às centenas, ou até o milhar. 

5) Decompondo um número:

Para realizarem esta decomposição, é necessário primeiro que as crianças adquiram a consciência de que qualquer número pode ser escrito em forma de adição (Por exemplo, 15= 10+5).
Exemplo de número decomposto
@  Educador@ dita um numeral, que deve ser representado pelas crianças com o material dourado.

(Na nossa infância, a gente escrevia 300+21+1 no caderno, e às vezes não entendia direito o que estava fazendo. Pena que não termos conhecido  este material quando éramos crianças! )

No próximo post, escreverei sobre as quatro operações com o material dourado (sei, pode parecer enjoativo, mas estou postando na ordem em que tivemos nossa formação, lá em fevereiro)

Até a próxima semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para expressar suas opiniões, desde que com educação e bom senso. Respondo aos comentários aqui no blog.