Olá!
A partir de hoje, farei uma série de posts sobre a Formação Continuada que tivemos em nosso município, no início de fevereiro deste ano.
Foram dois dias muito proveitosos, em que houve as seguintes oficinas promovidas pela Oficinas Pedagógicas Base 10:
Matemática ( I e II - dividida em duas manhãs)
Expressão Corporal (tarde do primeiro dia)
Linguagem (tarde do segundo dia)
Também re-aprendemos sobre Mapas Conceituais
MATEMÁTICA - 1
Por incrível que pareça, havia professores que não conheciam o material dourado - eu, particularmente, gosto de trabalhar com ele (conheci apenas quando fazia a faculdade).
Aprendemos a fazer de forma rápida e eficiente cálculos simples com as quatro operações, e pudemos rever alguns conceitos sobre este material.
Representação de um quadro posicional |
Fazendo os cálculos, notamos logo que é mais fácil utilizando o método "da direita para a esquerda", e como o modo pelo qual aprendemos matemática em nosso Ensino Fundamental era confuso em relação ao que vimos nesta oficina!
Trabalhamos com o Material Dourado, da forma como se trabalharia desde a Educação Infantil até os Anos Finais.
Um jogo muito legal para estimular as crianças a somarem, perceberem a base 10 de nosso sistema de numeração e agilizar cálculos e noção de unidade, dezena e centena, é o "10 não pode":
Material necessário:
- 1 Caixa de Material Dourado
- cubinhos = unidades
- barrinhas = dezenhas
- quadrados= centenas
- cubo grande= milhar.
Desenvolvimento: dividir a turma em grupos, ou no caso de ser uma turma pequena, pode ser a turma toda um grupo. Cada criança lancará o dado e pegará, da caixa, a quantidade de cubinhos ("quadradinhos") correspondente. Quando a quantidade de cubinhos chegar a 10, a criança deverá trocar estes 10 cubinhos por uma barrinha - a dezena. Do mesmo modo, conforme o jogo avança, 10 barrinhas deverão ser trocadas por uma placa - a centena, assim até chegar a milhar.
Clique na foto para conhecer mais! |
Na próxima postagem, mais sobre a Oficina de Matemática - já adianto que foi muito rica mesmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para expressar suas opiniões, desde que com educação e bom senso. Respondo aos comentários aqui no blog.