Sala de Aula

O Dia-a-Dia na sala de aula, experiências,descobertas, sensações.

Receba nossas atualizações em seu e-mail!

Sala de Aula no Facebook

>

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Formação de professores - Fevereiro de 2013 - Parte 01


Olá!

A partir de hoje, farei uma série de posts sobre a Formação Continuada que tivemos em nosso município, no início de fevereiro deste ano.

Foram dois dias muito proveitosos, em que houve as seguintes oficinas promovidas pela Oficinas Pedagógicas Base 10:


Matemática ( I e II - dividida em duas manhãs)
Expressão Corporal (tarde do primeiro dia)
Linguagem (tarde do segundo dia)
Também re-aprendemos sobre Mapas Conceituais



MATEMÁTICA  - 1


A oficina de Matemática foi muito rendosa, aprendemos algumas coisas novas no modo de utilizar o material dourado - sim, dá para usar em todas as etapas e séries. Algumas vezes,vinha à minha mente a seguinte frase: "Por que não pensei nisso antes?"


Por incrível que pareça, havia professores que não conheciam o material dourado  - eu, particularmente, gosto de trabalhar com ele (conheci apenas quando fazia a faculdade).

Aprendemos a fazer de forma rápida e eficiente cálculos simples com as quatro operações, e pudemos rever alguns conceitos sobre este material.




Representação de um quadro posicional
No quadro posicional ao lado, por exemplo, muitos de nós começávamos pelas centenas, ou seja, da esquerda para a direita - e isso é facilmente compreensível, pois esse é o nosso sistema de escrita. Mas fomos orientadas a iniciar da direita para a esquerda, já que a base do sistema numérico é a unidade.

Fazendo os cálculos, notamos logo que é mais fácil utilizando o método "da direita para a esquerda", e como o modo pelo qual aprendemos matemática em nosso Ensino Fundamental era confuso em relação ao que vimos nesta oficina!

Trabalhamos com o Material Dourado, da forma como se trabalharia desde a Educação Infantil até os Anos Finais. 


Um jogo muito legal para estimular as crianças a somarem, perceberem a base 10 de nosso sistema de numeração e agilizar cálculos e noção de unidade, dezena e centena, é o "10 não pode": 

Material necessário:

- 1 Caixa de Material Dourado  


  • cubinhos = unidades
  • barrinhas = dezenhas
  • quadrados= centenas
  • cubo grande= milhar.
- Dados

Desenvolvimento: dividir a turma em grupos, ou no caso de ser uma turma pequena, pode ser a turma toda um grupo. Cada criança lancará o dado e pegará, da caixa, a quantidade de cubinhos ("quadradinhos") correspondente. Quando a quantidade de cubinhos chegar a 10, a criança deverá trocar estes 10 cubinhos por uma barrinha - a dezena. Do mesmo modo, conforme o jogo avança, 10 barrinhas deverão ser trocadas por uma placa - a centena, assim até chegar a milhar. 


Clique na foto para conhecer mais!
Clicando na foto do material dourado ao lado, abrirá um link com sugestões de atividades com este material,, que particularmente acho muito rico.




Na próxima postagem, mais sobre a Oficina de Matemática - já adianto que foi muito rica mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para expressar suas opiniões, desde que com educação e bom senso. Respondo aos comentários aqui no blog.