Sala de Aula

O Dia-a-Dia na sala de aula, experiências,descobertas, sensações.

>

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Algumas ideias - Linguagem/Letramento

Depois de um mês "de molho", volto a publicar. 

No post de hoje, algumas ideias que desenvolvi, e venho desenvolvendo, com as crianças do pré-escolar (cinco anos). Compartilho aqui com a intenção de que possam quem sabe, servir de inspiração para quem precisa criar algo relacionado à Linguagem, para trabalhar com Educação Infantil e Anos Iniciais.


1) Atividade com música conhecida pelas crianças: Ditaram a letra da canção, escrevi no cartaz. Na aula seguinte, confeccionei fichas com as palavras, distribuí entre as crianças que precisaram procurar a palavra correspondente e colar a ficha em cima dela. 




2)Atividade com o nome das crianças: após contemplarem seus nomes escritos,separei as letras dos nomes e embaralhei. As crianças tiveram de desembaralhar e "montar" seus nomes, observando a ordem das letras. As que ainda não sabiam escrever seus nomes sozinhas, tiveram o apoio das fichas que utilizam todos os dias. (A foto é de 2012). 





3)Utilizando o quadro, cada criança escreveu, com ou sem auxílio, seu nome. Esta atividade de escrita no quadro é realizada várias vezes durante o ano, com variantes:
a) Escrever o nome
b) Escrever o nome, e depois que todos escreverem, localizar seu nome em meio aos outros e apagá-lo;
c) Localizar o nome de algum colega e apagá-lo;
d) Localizar vogais no nome;
e)Localizar a letra inicial ou final do seu nome ou do colega;
f) Localizar nomes de colegas que iniciem com a mesma letra;
g) Localizar nomes de colegas que possuam o mesmo número de letras que o seu

Entre outras atividades possíveis. 


4) "Eu te desenho, você me desenha": Uma criança senta em frente à outra. Cada um deverá desenhar seu (sua)  colega e tentar escrever, com ou sem ajuda,  o nome dele (a)


Outras atividades possíveis: 

- Brincar de "amigo secreto": a criança tira um papel com o nome de algum colega e tem de descobrir de qual colega se trata. Depois, deverá dar-lhe um "presente": um abraço, um desenho... 

- Procurar objetos pela sala, ou em casa, cujos nomes iniciem com a mesma letra do nome da criança;

- Brincar de "forca" ( dá para adaptar para a Educação Infantil, lendo o nome, dando mais dicas, escrevendo o alfabeto e ir riscando as letras já ditas pelas crianças...) 

Dúvidas, sugestões e outros? Deixe no comentário,vou lendo e respondo! 


Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para expressar suas opiniões, desde que com educação e bom senso. Respondo aos comentários aqui no blog.