Sala de Aula

O Dia-a-Dia na sala de aula, experiências,descobertas, sensações.

>

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Volta às aulas!

Férias são ótimas, recarregam as energias e nos deixam - ou pelo menos deveriam deixar - pront@s para mais um ano letivo.

Já trabalho há quase treze anos como professora, mas ainda sinto a ansiedade que precede o primeiro dia de aula..
Como serão as crianças? Como irão chegar? Será que irão gostar do ambiente que foi preparado com carinho? Chorarão muito, ou irão logo brincar e apropriar-se do lugar? Perguntas que me repito ano após ano, desde que comecei a trabalhar com Educação Infantil.

E lá vou eu, mais um ano, mais uma turma pré-escolar. E mais uma vez, uma sala e recursos para deixar prontos, para acolher a galerinha!



Caixa com numerais de 0 a 9: três numerais em cada compartimento. Eles servirão para realizar a contagem das crianças  ( cartaz "Quantos somos hoje?"), e outras situações que forem propícias











 

Cartaz "Ajudantes do dia". Pretendo obedecer a ordem de chamada, a cada dia dois ajudantes - as fichas com os nomes deles estão em branco, pois incentivarei as crianças a escreverem-nos.









 Calendário recoberto com um plástico, pois as crianças escreverão os numerais - com auxílio quando necessário - com marcador para quadro branco.

Ficha com nome do mês, será pintada pela criança escolhida no dia




Decoração para a porta feita pela assistente Camila

Lembrança para o primeiro dia de aula, feita pela assistente
A mesma lembrança, vista de trás.


Painel de aniversários, decorado pela assistente

Porém, mais importante que a decoração, é a nossa disposição em receber as crianças, em atendê-las da melhor forma possível e garantir um ótimo desenvolvimento de suas habilidades. 
Garantir que desenvolvam sua autonomia, criatividade e raciocínio lógico, sem desrespeitar o ritmo e as fantasias próprias da idade. 

Na próxima postagem, algumas sugestões de jogos para crianças de várias idades e etapas. 

Até lá!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para expressar suas opiniões, desde que com educação e bom senso. Respondo aos comentários aqui no blog.