Sala de Aula

O Dia-a-Dia na sala de aula, experiências,descobertas, sensações.

Receba nossas atualizações em seu e-mail!

Sala de Aula no Facebook

>

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Avaliação na Educação Infantil???

Quando se ouve falar em avaliação no ambiente escolar, muitas pessoas associam à palavra "prova".
E por prova, o que se lembra?  Sim... como era no nosso tempo de criança. Papel, caneta, sentados em silêncio. Não é a toa que muitas pessoas que não convivem diretamente com a realidade dos educadores e educandários estranhem quando se fala em "avaliação" na educação infantil.

Então, afinal, o que é uma avaliação, no contexto da Educação Infantil? Bem, primeiro deixemos claro - para quem não está familiarizado com os termos que usamos - que Educação Infantil compreende a idade entre 0 e 5 anos, agora que as crianças estão entrando com seis anos no Ensino Fundamental.
Mas vamos à questão principal: Como é feita a Avaliação na Educação Infantil?
"Como eu vejo uma árvore"
No Ensino Fundamental, há várias disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História... as quais por padrão são atribuídas notas, além da avaliação descritiva  - geralmente breve.

Mas e  na Educação Infantil? Não há "notas", ou seja, não há médias aritméticas, pois não cabe neste contexto. Quando se pensa em avaliar na Educação Infantil, há seis eixos de trabalho principais: Música, Movimento, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
As crianças são avaliadas o tempo todo: Uma simples brincadeira de casinha já nos diz muito sobre as crianças que estão brincando: como elas interagem, se uma domina a brincadeira impondo suas ideias ou se todas participam igualmente, se a linguagem oral empregada, ou seja, o vocabulário, é próprio para a idade, se executam bem os movimentos durante a brincadeira ou se há alguma dificuldade, se tratam umas às outras com respeito, enfim, uma educadora infantil tem muito o que observar em atividades aparentemente simples.

Nos próximos posts desta série, comentaremos um pouco de cada um dos seis eixos mencionados acima. Até lá! 



2 comentários:

  1. Bem, Educação infantil não é minha praia! Estudei, na época da faculdade, mas nunca me interessei em trabalhar na área(acho que por não ter perfil)... mas, sei como acontece, pois em minha escola do matutino tem turmas de educação infantil tbem. Vejo que as professoras anotam TUDO o TEMPO TODO! Os registros são uma forma de ajudarem nesta avaliação processual, né!? Penso eu...

    :)

    bjks

    ResponderExcluir
  2. Marina,na prefeitura onde trabalhei fazíamos um relatório semestral de cada aluno.A educ.infantil não pode mesmo ter nota e nem reprovação.Muito bem lembrado seu texto!bjs,

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar suas opiniões, desde que com educação e bom senso. Respondo aos comentários aqui no blog.