O movimento é algo vital na Educação Infantil, e um erro corrente é reprimir ao máximo o movimento na sala de aula - há profissionais na Educação Infantil que equivocadamente querem que as crianças fiquem sentadas quietas durante mais de cinco minutos, realizando uma atividade de colagem, pseudoescrita...
Não é errado ensinar às crianças que "há hora para cada coisa", e que há atividades que devem ser mais calmas.Porém, em se tratando de crianças na faixa etária até 5 anos, sabe-se que aprendem mexendo, movimentando-se, tocando e que exigir que assistam a um filme de duas horas ou que passem todo o tempo dentro das salas de aula apenas sentadas, vai garantir estresse tanto para elas quanto para o(a) educador(a).
Uma outra ideia corrente é trabalhá-lo apenas de maneira dirigida, (nas aulas de Educação Física, por exemplo) e deixar as crianças brincarem livremente na hora do parque.
Vejamos quais os objetivos do trabalho com o Movimento na Ed. Infantil, segundo o RCN (Referencial Curricular Nacional e atividades possíveis:
1. Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo e apropriar-se progressivamente
da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos
e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e
cuidado com o próprio corpo.
; Criando brincadeiras em frente ao espelho, comparando alturas, brincadeiras com danças, coreografias, brinquedos cantados mencionando partes do corpo...
2. Explorar as
possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas
brincadeiras e nas demais situações de interação; Além da dança e música já mencionadas acima, brincadeiras como pega-pega, amarelinha, esconde-esconde, cabra-cega...
3. Deslocar-se
com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc,
desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras; O parque da escola é muito útil para isso: descer e subir escadas, impulsionar o balanço, equilibrar-se em troncos, pular sobre e dentro de pneus, apostar corridas...
4. Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., para o uso de objetos diversos e para ampliar suas possibilidades de manuseio de
diferentes materiais e objetos; Jogos com bolas, peças de encaixe (muitos chamam de "legos"), até mesmo brincar de fazer "aviõezinhos" para ver qual voa mais longe; criar jogos em sala, que as crianças possam recortar, pintar, decorar, como por exemplo o bilboquê;
5.
Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando
gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e
demais situações de interação; Criar teatros, movimentos para músicas, encenar músicas infantis...
6. Explorar diferentes qualidades
e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e
flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades
de seu corpo; Incentivar as crianças a subir no trepa-trepa, no parquinho; imitar movimentos de animais...
7. Controlar gradualmente o próprio movimento,
aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades
motoras para utilização en jogos, brincadeiras, danças e demais
situações; Como por exemplo a brincadeira "O mestre mandou"
Na próxima postagem, falaremos sobre a Música na Educação Infantil
Fonte de pesquisa: Blog Educação Infantil
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Execelente
ResponderExcluirMari,
ResponderExcluirestou achando interessantíssimo este teu blog, embora assumo que nem sei comentar direito, visto que educação não é minha área de atuação, mas virei seguido para ler, com certeza. E que bom que você colocou espaço para os seguidores, assim também acompanho na lista de leituras.
Beijos e parabéns por este espaço!